A IMPORTÂNCIA DA CASTRAÇÃO

Castração

A castração ainda é um assunto que gera polêmica entre os tutores de animais, infelizmente. Na maioria dos debates, percebe-se a falta de informação sobre o procedimento e um certo receio sobre as possíveis consequências que este pode acarretar. Para esclarecer todas as dúvidas sobre a esterilização de animais, vamos apresentar alguns dados importantes:

Castração em fêmeas:
Diminui em até 99% o risco de câncer de mama em cadelas e até 60% em gatas. Como o aparelho reprodutor é removido durante o procedimento, as chances de infecções uterinas, como a piometra (doença infecciosa baseada na acumulação de material purulento no interior do útero do animal) são mais remotas. Com a castração, as fêmeas não têm mais sangramento, não entram em cio e, consequentemente, não terão outros animais machos rondando.

Castração em machos:
Câncer nos testículos e doenças de próstata reduzem drasticamente com a esterilização. Com a redução da libido, as fugas, brigas, possíveis atropelamentos e acidentes fatais também serão evitados. Não haverá necessidade de demarcação de território. Em ambos os sexos, o procedimento pode ser realizado a partir do 5º mês de vida. A castração auxilia no controle populacional de animais, evitando crias indesejáveis e aumento no número de animais abandonados. Agora iremos esclarecer alguns mitos acerca da castração: 

Castração traumatiza o animal?
Antes do procedimento, o animal recebe anestesia geral, ou seja, ele não irá sentir nenhuma dor. Sua recuperação será rápida e o único cuidado será não deixa-lo retirar os pontos.

Castração engorda?
O procedimento não faz o animal engordar. Como os machos não precisarão mais fugir para procurar por parceiras, ficarão mais em seus lares. Se o animal possui uma alimentação inadequada e sem prática de exercícios físicos, ganhará peso mesmo sem a castração.

Castração deixa os animais preguiçosos e desanimados?
Não é o procedimento que fará o animal se tornar preguiçoso ou desanimado. É o ciclo natural da vida: os filhotes geralmente são mais ativos e brincalhões que animais adultos. E isso não tem nada a ver com a esterilização.

Castração custa caro?
Se compararmos o custo que será manter uma ninhada indesejada, geralmente de 06 a 08 filhotes, considerando veterinário, ração, medicamentos e outros cuidados, a castração será a melhor opção. A prevenção de futuros tumores e doenças decorrentes da falta do procedimento também devem ser consideradas. Adquira o cupom em nossos eventos (válido somente para Blumenau e região).

1ª cria antes de castrar?
Quanto mais cedo a fêmea for castrada, menores são as chances de desenvolver tumores e outras doenças uterinas. O ideal é esterilizar o animal assim que completar 05 meses de idade.

Conquista

Lei Municipal

Lei n° 8.686/19 – Instituir a Semana da ESTERILIZAÇÃO ANIMAL

Site:https://hachiong.org.br/2014/10/02/lei-n-7-955-dia-da-esterilizacao-animal-em-blumenau/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *