Dia Nacional dos Animais

Dia Nacional dos Animais

Próximo Dia Nacional dos Animais 14 de Março de 2020 (Sábado)

Com o apoio da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a Creche Patinhas e Hachi Ong – Proteção Animal promoveu um dia de atividades no Parque Dra. Lúcia Sevegnani (Parcão) neste sábado. A promoção, das 9h30 às 11h30, aconteceu em comemoração ao Dia Nacional dos Animais, vai trazer aos Tutores de animais informações sobre castrações e vacinas, além de distribuição de brindes e exposição de fotos de animais para adoção.

 #SEMMAS🌱 #PREFEITURABNU #PARCÃO — em Parcão – Parque Dos Animais.

Dia Nacional dos Animais é comemorado anualmente em 14 de março no Brasil.

Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados aos animais, sejam domésticos ou selvagens.

Pensar no posicionamento dos seres humanos perante o meio ambiente e a preservação dos diferentes biomas também são questões essenciais debatidas neste dia.

De acordo com a legislação brasileira, maltratar animais é crime. Como maltrato entende-se: bater, deixar sem alimentos, água e abrigo, deixar preso, não tratar das doenças e abandonar os animais domésticos.

Os animais também são lembrados no dia 4 de outubro, considerado o Dia Mundial dos Animais, em homenagem ao nascimento de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais pela Igreja Católica.

Ver também: Dia de São Francisco de Assis.

No Brasil ainda se comemoram outras datas que também visam a conscientização da população sobre os direitos dos animais, como: Dia da Libertação Animal (18 de outubro) e o Dia da Adoção Animal (17 de agosto).

Saiba mais sobre o Dia dos Animais.

Atividades para o Dia Nacional dos Animais

Nesta data é aconselhável, além de dedicar um dia especial ao seu animalzinho de estimação (caso tenha um), fazer atividades que ajudam a promover o significado do Dia Nacional dos Animais: garantir a defesa dos seres irracionais.

  • Faça grupos de discussão na sua comunidade sobre o assunto;
  • Reúna alunos ou filhos para fazer desenhos dos animais que eles mais gostam;
  • Assista à filmes e documentários que abordem temas relacionados a exploração e maus tratos aos animais, para que possa ter mais conhecimentos sobre esta terrível realidade;
  • Reúna os animais de estimação de todos os seus amigos da rua / prédio e organize uma festa;
  • Crie e distribua folhetos explicativos sobre a importância de denunciar às autoridades casos de maus tratos aos animais.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *