Ambientalistas pedem ao governador do AM veto à criação do dia do caçador

Governador do AM veta criação do Dia do Caçador no estado

Veto Governador ao PL Dia do Caçador

Trinta entidades ambientalistas enviaram ontem, 21 de outubro, ao governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), um pedido para que seja vetada a criação do Dia Estadual do Caçador, Atirador e Colecionador. A proposta, de autoria do deputado estadual Roberto Cidade (PV), foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 17 de outubro. A repercussão ao projeto foi tão ruim, inclusive dentro do próprio partido, que o parlamentar teria se comprometido a solicitar o veto ao governador.

A manifestação das entidades foi organizada pelo movimento Todos Contra a Caça e pelo coletivo Aliança Pró Biodiversidade. Na carta, os ambientalistas afirmam que o “projeto afronta a segurança não só dos animais, mas também das próprias pessoas, incentivando a prática da violência mediante o uso de armas de fogo.” Eles alegam também que a proposta é inconstitucional por incentivar uma prática proibida no Brasil.

A carta também foi enviada ao secretário da Casa Civil, Carlos Alberto Souza de Almeida Filho, e à secretária Chefe do gabinete pessoal do governador, Lúcia Carla Gama Rodrigues.

Roberto Cidade (PV-AM), autor da propostaAté o momento, a única manifestação de Roberto Cidade foi divulgada por meio de uma nota do Partido Verde, em que teria afirmado que solicitaria ao governador o veto a seu projeto. Ele ainda alegou que a proposta tinha a intenção de homenagear os atiradores esportivos e não causar qualquer prejuízo à fauna. Mas, na redação do projeto é utilizado o termo “caçador”, o que gerou toda a polêmica.

Na página do parlamentar no Facebook, apesar de haver novos posts, não há qualquer menção à polêmica. O governador Wilson Lima tem 30 dias para vetar o sancionar a criação do Dia Estadual do Caçador, Atirador e Colecionador.

Leia a carta dos ambientalistas:

Fonte Fauna News

Por Dimas Marques
Editor do Fauna News
dimasmarques@faunanews.com.br

#Todoscontraacaça | Vencemos uma batalha contra a liberação da caça no Brasil! A votação do projeto de lei que estabelece a nova política de armas no Brasil e incluía a permissão para as práticas de caça foi adiada na Câmara dos Deputados.

As ameaças, entretanto, não param de chegar. Recentemente, o deputado estadual Roberto Cidade, do Amazonas, propôs um projeto de lei (n. 305/2019) que estabelece o “Dia Estadual do Caçador, Atirador e Colecionador”, que foi aprovado no plenário da Assembleia Legislativa.

O Fórum Animal, juntamente com outras 29 ONGs, enviou um ofício ao governador do estado, Wilson Lima, pedindo que ele vete a proposta. Você também pode ajudar a pressionar o governador do estado a vetar o projeto: mande uma mensagem com sua indignação para as páginas oficiais dele nas redes sociais: Wilson Lima.

Fonte – FNPDA – Saiba mais em nosso site: http://bit.ly/32EubC4

#todoscontracaça #caçanão #diganãoacrueldade #proteçãoanimal #direitodosanimais #ForumAnimal

#pracegover #pratodosverem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *