Home > Guarda Responsável > 1º Fórum Regional de Politicas Públicas Bem Estar Animal

1º Fórum Regional de Politicas Públicas Bem Estar Animal

Abertas as inscrições para Fórum Regional que

debaterá bem-estar animal

O evento ocorre no dia 30, será gratuito e aberto para toda a comunidade.

OAB

Jornal do Santa

Estão abertas as inscrições para quem pretende participar do Fórum Regional de Políticas Públicas voltadas ao Bem-Estar Animal, uma realização da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) e do Conselho Municipal de Bem-Estar Animal (Combea). O evento ocorrerá no dia 30 de setembro, das 9h às 16h, na Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi). O encontro será gratuito e aberto para toda a comunidade. Interessados devem preencher a ficha de inscrição neste link. Importante ressaltar que as vagas são limitadas.

Na ocasião, a organização aceitará a doação de cobertores e roupas para cachorros. Durante o dia, os participantes terão a oportunidade de interagir com especialistas e debater sobre diversos temas, entre eles controle populacional, rastreabilidade de cães e gatos e socorro a animais em casos de desastres naturais.

A sede da Ammvi está localizada na Rua Alberto Stein, 466, no bairro Velha.

Programação do Fórum
9h às 9h30 – Abertura

9h30 às 10h30 – Bem-Estar Animal e Controle Populacional
Palestrante: Luis Carlos Kriewall, veterinário, coordenador da Política de Proteção aos Animais de Blumenau, especialista em Políticas Públicas e Planejamento em Projetos para a Saúde e mestre em Educação

10h30 às 11h30 – Rastreabilidade de cães e gatos: uma necessidade urgente
Palestrante: Edgar Cardoso, veterinário e professor do curso de Medicina Veterinária da Furb

11h30 às 12h15 – Debate

12h15 às 13h30 – Almoço

13h30 às 14h30 – Socorro a animais em desastres naturais
Palestrante: Halem Guerra Nery, ativista pelos direitos dos animais, membro fundador e ex-presidente da Associação Catarinense de Proteção aos Animais (Acapra) e, atualmente, presidente do Instituto Ambiental Ecosul de Santa Catarina e membro do Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais do Ministério Público de Santa Catarina

14h30 às 15h30 – Bem-Estar Animal e as suas liberdades e Bem-Estar Animal x Festas Tradicionalistas
Palestrantes: Bruna Helena Kipper, veterinária e professora do curso de Medicina Veterinária da Furb, e Augusto Eneas Upnmoor, veterinário e servidor da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc)

15h30 às 16h – Debate

Assessor de comunicação: Felipe Elias

Agradecemos o apoio do Prefeitura de Blumenau e em especial ao Prefeito Napoleão Bernardes por fazer a diferença na causa animal.

Crmvsc

No sábado (30), o CRMV-SC participou do 1º Fórum Regional de Politicas Públicas Bem Estar Animal em Blumenau. Durante o evento, o Assessor Técnico do Conselho, Med. Vet. Fernando Zacchi, falou sobre controle populacional e participou de discussões relacionadas ao bem-estar animal, abrangendo outros temas como rastreabilidade de cães e gatos e socorro a animais em casos de desastres naturais. O Fórum, promovido pela Prefeitura de Blumenau, reuniu 50 pessoas na Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi).FOTO – da esq. para a direita – Secretaria Municipal da Saúde: Maria Regina e Dr Luís Carlos Kriewall; Sueli Amaral, Presidente da Hachi Ong Med. Vet. Fernando Zacchi (CRMV-SC) e o Prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes.

CRMV-SC participa do 1º Fórum Regional de Políticas Públicas Bem-Estar Animal de Blumenau

No último sábado (30), o CRMV-SC participou do 1º Fórum Regional de Politicas Públicas Bem Estar Animal em Blumenau. Durante o evento, o Assessor Técnico do Conselho, Med. Vet. Fernando Zacchi, falou sobre controle populacional e participou de discussões relacionadas ao bem-estar animal, abrangendo outros temas como rastreabilidade de cães e gatos e socorro a animais em casos de desastres naturais. O Fórum, promovido pela Prefeitura de Blumenau, reuniu 50 pessoas na Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi)

Fórum encerrou oficialmente a programação comemorativa aos 167 anos de Blumenau.

Encerrando as atividades alusivas aos 167 anos da cidade de Blumenau, a Prefeitura de Blumenau realiza nesta manhã, o Fórum Regional de Políticas Públicas voltadas ao Bem-Estar Animal na Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi). O encontro visa discutir ações na área do bem-estar animal, abrangendo questões relacionadas a temáticas, como o controle populacional, rastreabilidade de cães e gatos e socorro a animais em casos de desastres naturais.
Buscamos desenvolver em nossa cidade o conceito mais avançado que há em termos de dignidade e proteção animal, servindo também como referência para muitos municípios. Avanço importante para a política de saúde pública animal e humana!

#blumenaumelhor #políticapública #animais #proteção #fórumregional

 

 

Cerca de 50 pessoas se reúnem para discutir

bem-estar animal (Prefeitura de Blumenau-SC)

A Cidasc esteve presente no 1° Fórum Regional de Políticas Públicas Voltadas ao Bem-Estar Animal, realizado no dia 30 de setembro, no auditório da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau e Conselho Municipal de Bem-Estar Animal – Combea. 👨👩📝🐮🐕🐈

👉 Saiba mais em: goo.gl/1JR3uD

#Cidasc #SC #BemEstarAnimal#DefesaAgropecuária

Cidasc participa do I Fórum Regional de Políticas Públicas Voltadas ao Bem-Estar Animal, em Blumenau 

 

ARTIGO DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS

A vida animal em todas as suas formas foi comemorada dia 4 de outubro. Esta importante data destaca o quanto somos dependentes deles e nos relembra o quanto devemos a eles. Desde quando nos forneciam alimentos e proteção e auxiliavam como força motora, até os dias de hoje, em que se incluíram em nossas casas mantendo uma relação afetiva. Recentemente, em Blumenau, tivemos a oportunidade de reunir pessoas e entidades preocupadas com a causa, no 1º Fórum Regional de Políticas Públicas voltadas ao Bem-Estar Animal. Firmou-se, aí, um marco para elaboração e criação de diretrizes, a fim de nortear o controle populacional de cães e gatos, com o intuito de reduzir o número de animais errantes nas ruas, o abandono, as ocorrências de maus-tratos e conscientizar e responsabilizar pessoas sobre a guarda responsável de animais. Neste sentido, queremos reforçar os objetivos do Cepread (Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos), que são: recuperar, castrar, vacinar e doar animais errantes que tenham sofrido algum tipo de agravo ou doença; desenvolver atividades de controle populacional por meio de esterilizações cirúrgicas dos animais; promover as atividades de fiscalização de maus-tratos e abandono de animais; promover atividades de educação em saúde em todos os níveis escolares e para população em geral; desenvolver o cadastro e identificação de animais; promover o controle do comércio e movimentação de cães e gatos. As dificuldades em gerir e desenvolver ações para o bem-estar animal são reais, mas é preciso reconhecer os avanços que Blumenau tem alcançado. O Combea (Conselho Municipal de Bem Estar Animal) é primordial para discussão e desenvolvimento das políticas públicas da área e se torna instrumento para a disseminação e promoção do bem-estar animal na cidade e região. Que o Combea frutifique e possa reunir outros conselhos, para que possamos transpor novas etapas de desenvolvimento e, a médio e longo prazo, colhermos os frutos do controle populacional de animais e da redução de maus-tratos, promovendo, assim, o bem-estar animal, podendo comemorar efetivamente o Dia Mundial dos Animais. *Médico veterinário e coordenador de Política Municipal de Bem-Estar Animal

LUIS CARLOS KRIEWALL*

 

 

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*