Home > Guarda Responsável > Convite – Curso de Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal

Convite – Curso de Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal

28 de Abril em Blumenau

Educação Humanitária

Construa conosco um futuro onde o respeito pelos animais seja um valor compartilhado por todos

Municípios Beneficiados

Amazonas – Manaus, Parintins, Nhamundá, Silves, Presidente Figueiredo, Urucará, Itapiranga, São Sebastião, Tefé.

Bahia – Lauro de Freitas

Distrito Federal – Brasília

Mato Grosso do Sul – Três Lagoas, Selvíria, Brasilândia, Ponta Porã

Pará – Faro, Terra Santa

Paraná – Matinhos;

Piauí – Teresina

Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (capital), Petrópolis, Valença, Maricá, Resende, Barra do Piraí, Miguel Pereira, Vassouras, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Niterói, Três Rios, Nova Friburgo;

Rio Grande do Sul – Porto Alegre, Estância Velha, Campo Bom, Ivoti, Arroio do Sal, Tramandaí,

Imbé, Capão da Canoa, Novo Hamburgo;

Santa Catarina – São Francisco do Sul, Siderópolis;

São Paulo – São Paulo (capital), Avaré, Santo André, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, Andradina, Araçatuba, Votuporanga, Sta. Cruz do Rio Pardo, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Atibaia.

Como os treinamentos são feitos

Os cursos, com uma carga horária média de oito horas, são oferecidos através de convênios formalizados entre as Secretarias de Educação de cada município. O conteúdo inclui conceitos como senciência e bem-estar animal e análises das implicações éticas e ambientais do uso de animais domésticos e silvestres.

O poder de multiplicação dos educadores é imenso. Além de alcançarem seus próprios alunos em sala de aula, os educadores também podem atuar envolvendo pais, familiares e outros docentes convidando-os para reuniões e promovendo exposições onde podem ser exibidos os resultados das atividades com os alunos.

Também estamos trabalhando para que o Projeto de Lei 689/11, apresentado pelo deputado federal Ricardo Tripoli, e já aprovado pelas Comissões de Meio Ambiente e de Constituição e Justiça, seja sancionado. Esse PL contém emendas aos princípios da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), que foram elaboradas pelo Fórum Animal. Se aprovado, o PNEA passará a abordar, de forma explícita, a interdependência entre seres humanos, outras espécies animais e os seus impactos no meio ambiente.

Se isso se concretizar, a questão ambiental será discutida de forma muito mais ampla e eficaz e trará uma real mudança de paradigma, passando de uma visão limitada e antropocêntrica para uma perspectiva biocêntrica e sistêmica, onde os animais são reconhecidos como seres merecedores de respeito e compaixão.

Lutando por uma mudança de paradigma

Depoimentos

“O curso foi um divisor de águas em minha formação como profissional. Abriu fronteiras, me fez ver um horizonte bem informado e criou em mim o desejo de ser multiplicadora do projeto. Irei levar todo o conhecimento aos meus colegas de trabalho, espalharei a semente. Muito obrigada, vocês mudaram minha visão”.

Juliana Matias e Costa

Araçatuba/SP

“Foi uma das melhores formações que tivemos nos últimos tempos. A sensibilização de que os animais sentem, raciocinam e as consequências das nossas atitudes sobre a vida deles nos torna responsáveis pelas nossas ações”.

Adriana Backes, Ieda Morais, Suemilda Silva, Micheli Bernardes, Claudia Vogel, Ana Schaeper, Rosemari Silva e Julio Konrath

Novo Hamburgo/RS

“A palestra foi maravilhosa. Confesso que pensei que o assunto em pauta não era ligado à minha área especificamente. No decorrer do dia percebi o quanto o conteúdo é relevante e está totalmente ligado a minha atuação profissional. Com certeza somará nas minhas aulas”.

Elizandra Bittencourt

Arroio do Sal/RS

Ajude-nos a levar esse trabalho para todo o Brasil. Não vamos parar até que todos os educadores do Brasil tenham recebido essa capacitação. Juntos, nós podemos construir uma nova sociedade onde o respeito à vida animal seja um valor nacional, compartilhado por todos os brasileiros.

Para saber como levar o programa EAHBEA para seu município entre em diretamente com Elizabeth Mac Gregor, nossa diretora de educação (emacgregor@forumanimal.org).

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*