Home > Dicas > Doença periodontal – Cães e gatos

A doença periodontal é muito comum em cães e gatos domésticos, e pode comprometer a saúde da gengiva e os tecidos de suporte dos dentes, sobretudo com inflamação. Se não for tratada, pode atingir inclusive o sistema imunológico do animal, já que os microrganismos podem percorrer a corrente sanguínea e atacar os pulmões, rins e articulações.

Esse problema pode atingir animais de várias raças e idades, sendo os primeiros sinais indicados pela inflamação da gengiva, mau hálito, perda de dentes, etc.

Em fase avançada pode causar dores no animal, dificuldade de mastigar os alimentos e até mesmo sangramentos. Desenvolve-se em tempo relativamente rápido, caso não haja a higienização do aparelho bucal, o que é comum, já que nem todos os donos destes animais possuem o hábito de escovar os dentes dos mesmos.

A melhor prevenção está, portanto, na escovação dos dentes, para que as placas bacterianas possam ser destruídas. Alguns especialistas aconselham dar ao animal alguns objetos específicos de plástico, para que, ao morde-los, as placas sofrem desestabilização.

O tratamento da doença periodontal passa por processo cirúrgico, que somente um médico veterinário pode realizar, já que o procedimento utiliza anestesia durante a raspagem das placas.

Fonte: Revista Veterinária

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*