Home > Notícias > Cães Guias em Blumenau

Lei que permite uso de cão-guia em locais públicos completa dez anos

Lei :http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/RADIOAGENCIA/491798-LEI-QUE-PERMITE-USO-DE-CAO-GUIA-EM-LOCAIS-PUBLICOS-COMPLETA-DEZ-ANOS.html

Deficientes visuais de Blumenau recebem cães-guia

LEI Nº 11.126, DE 27 DE JUNHO DE 2005.

Cães-guia e pessoas com deficiência passam por treinamento em ônibus

Testes iniciaram segunda em Blumenau e devem durar duas semanas.
‘É um amigão para toda hora’, diz massagista que perdeu visão na infância.

 

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/04/caes-guias-ajudam-pessoas-cegas-andar-com-seguranca-em-blumenau.html

 

e727da28278af2c16dd65d436b65887e

 

A Diretoria de Bem Estar Animal comemora a boa notícia de que dois deficientes visuais de Blumenau foram contemplados com cães-guia pelo Instituto Federal Catarinense de Camboriú. Eles chegam a Blumenau nesta sexta-feira, dia 27, depois de três semanas de treinamento no instituto para adaptação. Segundo o coordenador do Bem Estar Animal, Eliomar Russi, que visitou a cidade para conhecer de perto a iniciativa, é o único órgão do país que realiza este tipo de trabalho de forma gratuita, permitindo um avanço significativo na qualidade de vida dos deficientes visuais.

Eliomar também explica que, chegando a Blumenau, haverá mais um período de adaptação entre os dois deficientes e os cães-guia, em torno de duas semanas, para terminar o treinamento. “Todo o processo tem o acompanhamento de uma pessoa do instituto. Depois desta etapa, os cães ficam de posse definitiva dos deficientes, lembrando que a lei federal 11.126 de 2005 faculta a entrada e permanência do cão-guia com seu dono em locais de uso coletivo”, diz Eliomar.

Desde 2010, o Instituto Federal Catarinense mantém em funcionamento o Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia. Com apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) e da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD/SDH), o trabalho tem como objetivo o aumento do número de cães-guia no país. Através deste trabalho, o instituo integra uma das ações do plano nacional para as pessoas com deficiência pelo programa “Viver sem limite” do Governo Federal. Mais informações pelo telefone 3323-8902 com Eliomar.

Assessor de Comunicação: Joni César 

 

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*