Home > Datas Comemorativas > Maio Amarelo

1ª CÃOminhada pela vida no trânsito – Maio Amarelo

Depois do Outubro Rosa e do Novembro Azul, chegou a vez de pintarmos o mês de maio de amarelo, a cor da advertência no trânsito. Objetivo do Maio Amarelo é chamar a atenção de toda a sociedade organizada, população, empresas, governos e entidades para um trânsito mais seguro, humano e defensivo.
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes para que exerçamos todos os nossos papéis no trânsito de forma responsável e com o mais alto respeito à todas as formas de vida.
Diariamente, dezenas de cães, gatos e animais silvestres também são vítimas dos acidentes de trânsito, causando sofrimento tanto para os animais como para seus proprietários.
O sofrimento de um animal atropelado equivale ao sofrimento de uma pessoa presa às ferragens num acidente de trânsito.
O mês de maio foi escolhido porque dia 11 de maio de 2011 a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito, tornando-se um marco mundial para o balanço das ações educativas e preventivas que o mundo inteiro realiza.
Também é no mês de maio a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, também chamada de Semana Zenani Mandela, em referência à neta de Nelson Mandela, morta em um atropelamento aos 13 anos na África do Sul.
Este ano Blumenau terá a sua primeira grande campanha envolvendo toda a população: a Campanha Paz no Trânsito: faça a sua parte!
O foco da campanha está nas mensagens de autocuidados e dicas de segurança para que cada um faça a sua parte para evitar acidentes.
Como pedestres, condutores, ciclistas e motociclistas temos a obrigação de proteger e tutelar nosso bem mais valioso: a vida, e o respeito à todas as formas de vida, incluindo os animais.
Para chamar a atenção da sociedade para a gravidade do problema, a APRABLU e Hachi Ong – Proteção Animal participará e convida toda a sociedade, proprietários de cães, gatos e outros animais a participarem da 1ª CÃOminhada pela Vida no Trânsito, a ser realizada em data a ser definida no mês de maio.
O ponto de concentração da CÃOminhada será na Praça Doutor Blumenau, em frente à Flamingo, e descerá a Rua XV de Novembro, no coração da nossa cidade, até a praça da Prefeitura Municipal de Blumenau.
Os proprietários vestirão a camisa da Campanha Paz no Trânsito e Maio Amarelo com fitilhos na lapela. Os animais usarão peças amarelas como fitilhos, laços e lenços no pescoço, nas coleiras e roupinhas.
Para chamar à atenção de todos para os atropelamentos e a violência no trânsito contra os animais, a abertura da 1ª CÃOminhada pela Vida no Trânsito será feita pelos animais atropelados, sequelados e cadeirantes que foram vítimas de maus tratos e de atropelamentos no trânsito.
Também lembraremos com respeito a memória dos animais mortos em acidentes de trânsito todos os dias e da dor de seus proprietários para que a morte deles não tenha sido em vão e outros animais não percam a vida em acidentes de trânsito.
Participe conosco desta CÃOminhada pela Vida e faça a sua parte todos os dias para que tenhamos um trânsito mais humano, seguro e defensivo.

59954090882093

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*